Nossa história começa aqui mesmo em Sarandi, quando nosso município ainda pertencia à comarca de Marialva. Neste período Marialva tinha como prefeito o Sr. Jose Gomes (Zico Gomes) que tratava dos assuntos de Sarandi.
Em meados de 1975, funcionava em Maringá (cidade vizinha) um projeto intitulado OBRA DO BERÇO, da qual fazia parte NAIR CAVALARI conhecida como "irmã Nair". A obra do berço destacou-se por seu trabalho junto à sociedade, ajudando a comunidade no sentido de fazer doações, ajudar pessoas e gestantes carentes, enfim, auxiliando a medida do possível. O projeto de IRMÃ NAIR causou interesse também na comunidade Sarandiense.
Foi quando, pessoas integradas com a igreja, do apostolado da oração entre elas as Sras. Julia Volpato Sordi, Adelaide Dezotti Tonon, Conceição Magalhaes, Leonilda Golveia, Mercedes Galindo, Dileta Ferlin, entre outras, resolveram ampliar o projeto trazendo-o para Sarandi.
Este trabalho contava também com pessoas da comunidade, voluntarias que se propuseram a ajudar como as Sras. Armelinda Ribeiro, Elza Capelli, Rosa Conti Ferreira.
No começo este trabalho era realizado na Igreja onde "irmã Nair" trazia as peças de tecidos e as voluntarias e gestantes que passaram a fazer parte do projeto cortavam e costurava os enxovais dos bebês mandavam para Maringá e recebiam pacotes prontos.
Porém, com o tempo, surgia à necessidade de um novo espaço, pois a cidade crescia e o trabalho também.
As reuniões que eram feitas na Igreja passaram para uma casa mais ampla que situava na Av. Londrina, e pertencia ao Sr. Orivaldo Pinto Ribeiro e a voluntaria Armelinda Regina Ribeiro (Dona Linda).
Devido às necessidades de novos recursos a equipe contou com a ajuda do prefeito Zico Gomes de Marialva em vários aspectos e resolveu-se fundar uma associação de gestantes carentes e dar-lhe um nome. Neste período por motivos maiores a "irmã Nair" desligou-se do projeto, mas mesmo assim realizando outros trabalhos em outras cidades ela sempre visitava a associação de gestantes carentes aqui de Sarandi, onde recorda-se com muito carinho o dia em que ela mencionou uma reflexão: “Joguei uma semente em Sarandi”. E ela realizou uma reunião extraordinária com um grupo de senhoras para que o nome da associação fosse escolhido. Cada pessoa do grupo trouxe um nome que segundo Sra. Armelinda (hoje coordenadora do Centro) causou risos devido à criatividade e originalidade.
Por fim, todos acabaram concordando com a senhora Amália Regina Dvoranen que trouxe a sigla A.M.A.S. - Associação Maternal de Sarandi e assim foi fundada em 06 de Junho de 1977.
Em 1981, Sarandi passava a ser independente, se tornava um município tendo como primeiro prefeito Sr. Júlio Bifon.
Mais ou menos em 1982 através de negociações, a prefeitura passou a receber verbas para serem destinadas as creches.
A Associação Maternal de Sarandi começava a sentir necessidade de atender além das gestantes carentes, seus filhos, bem como de outras mães da comunidade.
Brincadeiras dançantes, promoções, negociação com clubes para aproveitar a porcentagem de lucros, foram o que ajudaram a construir o salão para a associação coordenada através do Sr. Orivaldo Pinto Ribeiro.
Após muita luta e esforço, finalmente fundava-se na RUA ATÍLIO SALVALÁGIO N.º 625 em 23 de Março do ano de 1985, a creche da associação, conhecida como creche A.M.A.S., à segunda creche de SARANDI.
No mesmo ano, no salão da associação realizou-se o primeiro concurso "Boneca Viva" com o objetivo de arrecadar fundos para os gastos internos da ASSOCIAÇÃO / CRECHE.
Tornou-se uma tradição nos festejos de aniversário da cidade. A "Boneca Viva" era realizada no ginásio de esportes "Tancredo de Almeida Neves".
Durante todos esses anos muitas pessoas passaram pela diretoria da associação sucessivamente como a Sra. JULIA VOLPATO SORDI, Sra. CARMEM BIRTCHES, ARMELINDA REGINA RIBEIRO, MARIA FERNANDA CONTESOTTO, DIRCE VIDAL, MARIA LUCIA VOLPATO, bem como outras voluntárias que não podem deixar de ser mencionadas: RUTH SORDI, SUELI SORDI, ALICE MENDONCA, ROSA CORREA, IGNES BISCANCIN TONON E ODILA, DULCE T. RIBEIRO, SANDRA R. RIBEIRO entre outras muitas que contribuíram com o progresso da A.M.A.S. Hoje a atual administração se faz através das Srs. GIOVANE APARECIDO DE MELO (presidente), DANILO HENRIQUE DOS SANTOS OLIVEIRA (tesoureiro), JACQUELINE RODRIGUES DOS SANTOS (secretaria). A primeira coordenadora da creche foi a Sra. ARMELINDA REGINA RIBEIRO que inclusive conta que na época não existia cargo para as "diretoras de creche" até o dia em que ligaram do departamento de pessoal informando a Sra. Armelinda que finalmente haviam encontrado um nome "Coordenadora de Creche". Entre as coordenadoras que já passaram as Sras. Lourdes Ramos Giacomini, Armelinda Regina Ribeiro, Regina Celia, Clarice Alves Martinelli, que ficou quase dez anos como coordenadora, Eliane Trautwuein Santiago, e novamente Armelinda Regina Ribeiro nos dias atuais. Armelinda que sempre participou da história da A.M.A.S. desde a fundação em sua própria casa, com muitas histórias como bailes que eram promovidos, almoços e jantares dançantes e tantas outras promoções, noites e noites sem dormir, mutirões de pessoas que se prontificavam a ajudar, dificuldades de locomoção, local para os eventos, mas contou sempre com a participação da gente de Sarandi que também acompanhou a história da A.M.A.S de perto e tantos outros acontecimentos que sucediam junto com a própria história da cidade.
Enfim, não só para Sra. Armelinda como para nós funcionários ou antigos funcionários é gratificante ver a imagem da creche se modificando para melhor, atendendo hoje 180 crianças, alunos que saem daqui direto para a escola, passando para uma nova etapa.
Deixando de ser creche no ano de 1998, e passa a denominar "CENTRO DE EDUCACÃO INFANTIL A.M.A.S.".
Com Trabalho, com Amor e Dedicação, alcança o grande objetivo.
A Associação Maternal de Sarandi, obedecendo às normas que são incorporadas pela Câmara de Legislação, conforme a deliberação de 01/2005 do CEE e 03/2010 do CMES e conforme o Parecer nº 15/2017 da CNE/CP.